C’était un rendez-vous 🎬🚗🎼

Bonjour mês amis, ça va bien?

Vocês sabem que Paris é um cenário perfeito para muitos filmes, curta metragens, clipes, histórias de amor e fotografias, por isso hoje vou levar vocês para conhecerem a história de um curta metragem feito em 1976, e que virou um clipe fantástico, de uma musica fantástica, de uma banda fantástica, então vem comigo, que essa história é fascinante!

“C’était un rendez-vous”, a legenda que aparece no início do videoclipe é o título do curta-metragem original, de Claude Lelouch.Foi filmado em 1976 em apenas 9 minutos numa câmera de 8mm em filmes de 35mm, percorrendo Paris às 5:30 da manhã.

A video-tape desse curta era considerado uma raridade preciosa não só pela dificuldade de encontrá-la, mas pelo tipo de filmagem, que foi uma precursora de filmagem de corridas de carros na época e também é divertido, pra quem entende do trânsito de Paris, ver todas as conversões proibidas e imprudências que o motorista faz nas ruas de Paris, em uma hora quase atropela uma senhora.Ele dirige na contramão, desvia de veículos vindos no sentido contrário, fura sinais vermelhos, sobe em calçada e percorre vias de mão única pelo lado errado. Claro, é um perigo, não quero e nem pretendo incentivar isso, mas também é ficção, não vamos deixar de apreciar esta bela obra cinematográfica por conta disso!O carro em questão era para se parecer com uma Ferrari 275 GTB, mas foi usado na verdade um Mercedes Benz 6.9L, apenas mixaram o som do motor da Ferrari em cima do original para dar impressão de alta rotação, mais potência e velocidade, eu amei, é um frio da barriga do início ao fim do curta metragem!E falando em velocidade, quem dirigiu o filme (e também o carro) foi Claude Lelouch, ele pode ser visto no final do clipe.

Ele gravou em uma tomada unica toda a meta do trajeto em uma câmera que lhe oferecia apenas 10 minutos de filme.

Recomendo assistir primeiro o vídeo original com o som da Ferrari, é emocionante, é incrível, é alucinante! Ao final veja a versão com a musica do Snow Patrow. 🎬

Se não conseguirem ouvir o som, vejam nesse link:

https://vimeo.com/215828641

Para percorrer todo o mapa em pouco tempo, ele teve que usar e abusar da velocidade até 200Km/h em avenidas conhecidas da cidade e ruas curtas, ou seja, cometeu inúmeros crimes.No final das contas, ele foi preso e liberado logo depois sem ser sentenciado por se tratar de uma obra na qual assume todas as culpas, porém, seu filme foi proibido de ser vendido com alegação de incitar outros motoristas a cometerem o mesmo delito.São inúmeros filmes sobre carros e velocidade já feitos, sucesso atrás de sucesso, mas milhões de fãs de carros e cinema concordam que ele é um dos maiores filmes automotivos já feitos não é uma super-produção hollywoodiana, porém se trata de mega curta-metragem.Isso é surpreendente, pois foi feito apenas com um carro, uma câmera e muita sensibilidade: “Cétait un rendez-vous” é verdadeiramente um clássico francês, imagine com a qualidade de uma câmera go pro! Era um encontro”, é o que significa o título do filme. E era, mesmo!

O motorista dirige alucinadamente enquanto vemos monumentos históricos como Arco do Triunfo, o famoso teatro Palais Garnier, Praça da Concórdia com seu obelisco, passa pelo Louvre, e finalmente, Montmartre com Moulin Rouge e Sacre Coeur.Não faltam ocasiões em que uma tragédia parece prestes a acontecer, e a gente começa a se perguntar o motivo de tanta urgência.

Quando chega no alto de Montmartre, em frente a maravilhosa Sacre Coeur, a Ferrari estaciona e uma garota vem subindo as escadas e o motorista apaixonado vai até ela e os dois se abraçam. Era um encontro!Curiosidades

➡️ Foi o próprio diretor quem pilotou o carro.

➡️Como você deve ter suspeitado, tudo foi feito de forma independente e, para quem não notava a câmera enorme no para-choque

➡️Dois amigos de Lelouch se posicionaram nos pontos mais críticos do trajeto, para avisar Lelouch pelo rádio caso ele precisasse reduzir a velocidade. Só que os rádios não funcionaram e, em um golpe de sorte, todos saíram inteiros da produção.

➡️A rota utilizada no filme foi a seguinte (nessa ordem)

Boulevard Périphérique – Avenue Foch – Place Charles-de-Gaulle – Avenue des Champs-Élysées – Place de la Concorde – Quai des Tulieres – Arc de Triomphe du Carrousel – Rue de Rohan – Avenue de l’Opéra – Place de l’Opéra – Fromental Halévy – Rue de la Chausée d’Antin – Place d’Estienne d’Orves – Rue Blanche – Rue Pigalle – Place Pigalle – Boulevard de Clichy (rua usada após abortar a rota pela Rue Lepic) – Rue Caulaincourt – Avenue Junot – Place Marcel Aymé – Rue Norvins – Place du Tertre – Rue Ste-Eleuthère – Rue Azais – Place du Parvis du Sacré Cœur

➡️A garota do filme é a atriz Gunilla Friden que, na época, era namorada de Lelouch e recebeu apenas a instrução de esperar na Basílica e aparecer quando ele chegasse.➡️C’était un rendez-vous atravessou décadas um tanto desconhecido pelo grande público. Isto mudou em 2003, quando o documentarista Richard Symons conseguiu convencer Lelouch a recuperar o filme de 35mm e remasterizar a obra e ainda permitir que a companhia de Symons, a Spirit Level Films, a distribuísse em DVD.

➡️ Pouco depois a banda escocesa Snow Patrol pediu permissão à Spirit Level para utilizar imagens de C’était un rendez-vous no clipe de “Open Your Eyes”, single do álbum Eyes Open, lançado em maio de 2006.

Foi a primeira vez que Lelouch permitiu que trechos de sua obra fossem usados comercialmente, o que acabou apresentando o famoso curta-metragem a toda uma nova geração. Por sorte, com o advento da Internet, todos podem ter acesso a verdadeiras obras de arte como esta.

Sim, você conhece Open Your Eyes do Snow Patrol. 🎶🎵🎼

Esse som foi maior sucesso na época que foi lançada (2006), tem versão lenta e a remix é maravilhosa, adoro ouvir cedo para ir ao trabalho.

Deliciem-se, sem moderação! 😉Então pessoal, esse vídeo já é fantástico, com essa musica ficou mais ainda, eu sou fã mesmo e adorei compartilhar com vocês essa história, espero que tenham sentido a mesma emoção que eu ao assistir essa obra de arte!

Bisous et à bientôt 😘

Vanessa 🌻

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s