Educação na França 🇫🇷 💙❤️

Bonjour mês amis, tudo bem?

Hoje vou falar de uma experiência pessoal, vou compartilhar com vocês toda minha experiência aqui na França, aonde observo muito a criação das crianças, o comportamento dos pais em relação ao que a criança deve ou não fazer, eu observo que é um trabalho em conjunto que envolve família, escola e governo, tudo isso visando o crescimento saudável de cada criança, você vai ficar admirado, vem comigo! Ao viver na França aprendi algumas coisas que eu deveria ter aprendido desde criança, mas não por falta de tentativa da minha família (que sempre tentaram me ensinar), mas acho que foi talvez um excesso de mimo e também uma certa tolerância, que me fez muito omissa em auxiliar tarefas comuns em casa.

Esse costume infelizmente é muito comum entre nós brasileiros, mas vou explicar o que quero dizer.

Aqui a França a criança aprende desde cedo ajudar nas tarefas de casa, como colocar a mesa, botar os pratos na lava-louça, a lavar alguma coisa, não só a botar a mesa, mas tbm limpar depois, estender a cama, recolher brinquedos…Que vergonha eu sinto qdo penso que não ajudei minha mãe em casa em diversas situações, a coitada recebia família para almoço e depois eu só tirava meu prato e botava na pia, que vergonha! 🤦🏻‍♀️ Aqui adolescentes qdo vão almoçar na casa de parentes colocam e tiram a mesa, fazem tudo, às vezes os adolescentes até cozinham! Não é porquê um tio está recebendo em casa que ninguém o ajuda, todos o ajudam a arrumar a casa depois!

Um brinquedo interessante que eles ganham é um aspirador de pó, claro que não aspira nada, mas eles acham que estão aspirando e ajudando a mamãe, os meninos inclusive! Meninos e meninas aqui aprendem a cozinhar, lavam, passam roupas, crescem independentes, se tornam homens que fazem de tudo, não existem diferenças, funções de mulher ou de homem, existem apenas tarefas que devem ser feitas, os dois são responsáveis pela vida familiar, ou de solteiro, como quiser, eles nunca serão eternos filhos da mamãe, dependentes e mimadinhos.

Uma senhora uma vez me disse: eu criei meu filho pra ser um homem, não um problema!Aqui na França todos aprendem desde muito novas algumas regras básicas de educação:

➡️Nunca dizem “eu quero”, e sim “eu gostaria”

➡️ Antes de tudo dizem Bom dia Senhora ou Bom dia Senhor!

➡️Com licença, perdão, por favor são obrigatórios!

➡️Cedem lugares nos ônibus, já vi varias vezes!

➡️São censurados qdo fazem algo errado, a ponto deles ficarem com vergonha do que fizeram e pedem desculpas. Óbvio que não soluciona de uma vez o problema, afinal educação é uma escadinha que a cada dia sobe um degrau!

➡️Se quer benefícios, tem obrigações! Se não se comporta como deve, perde um benefício, como por exemplo, ficam sem festa de aniversário, e não adianta reclamar, ficam mesmo sem festa!

Festa de aniversário, outro tema interessante. ➡️Festas na França são pequenas, chamam alguns amiguinhos para comer um bolo (nunca, jamais você verá um bolo fake pra fotos, acham bizarro), geralmente é festa a fantasia, tem bolas de soprar, saquinhos de lembrancinhas para convidados levarem pra casa, simples e divertido, afinal, a festa é pra criança, não pra adultos. Se vc pensar de verdade no bolo fake, vai ver que é algo muito bizarro, afinal, bolos, doçes são para comer, festinha de criança tem sabor só de pensar nela por causa dessas guloseimas.

Festinha da Familia da Patricia Abravanel (filha do Silvio Santos)

Esse exagero em festa infantil é toda uma mídia, marketing que faz vc pensar que é necessário, quando na verdade não é e NUNCA SERÁ! Quando um artista ou “Influencer” vai fazer festa, infantil e até casamento, tem briga de fornecedores para realizar a festa deles, os pais não gastam um centavo para fazer uma festa gigante para seus filhos, ao final vem a imprensa e mostra a festa enorme da celebridade.Daí vem o brasileiro comum, que não dispõe de recursos financeiros pra bancar aquela fantasia, que ele passa a acreditar que é importante, justo e necessário, QUANDO NÃO É! Na realidade é todo um trabalho de marketing para te fazer acreditar nisso, o marketing vai trabalhar em cima da carência, complexo e vaidade do indivíduo e consegue grandes êxitos nisso! 🙄

Daí o pai comum se endivida, gasta horrores em uma festa para o bebê que nem vai curtir, acaba fazendo para os outros, que muitas vezes sairão falando que faltou algo, botando um defeito ou achando que foi um exagero, que você estava esbanjando. É duro né!

Se continuar assim daqui a pouco a festa toda será fake só pra fazer fotos e já dispensa a galera pra ir pra casa, afinal, já fez as fotos, já postou e o resto não importa! 😳

Aqui muitas vezes a aniversariante faz o bolo com os pais, isso já é o início da festa na cabecinha deles, eu amo esse pensamento francês! ❤️💙 🧁 🍰 🎂 Voltando ao início do post e baseado nessa experiência, hoje me envergonho das inúmeras vezes que não ajudei, não participei da forma como deveria, meus pais foram tolerantes demais, hoje penso que deveriam ter sido mais duros, pois as vezes criança pega no tranco, tem que ensinar e exigir postura, quem ama educa! A vida ensina, nem sempre da forma mais fácil, por isso é preferível ensinar em casa!

Pitágoras já dizia “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”

É ensinando o básico desde muito cedo que uma criança se torna um cidadão consciente! Ah, mais uma característica das crianças francesas, aprendem a ser patriotas desde criança, aprendem sobre seus heróis, festejam a festa da bastilha e cantam a marselhesa. Olhem esses vídeos!

➡️ https://m.youtube.com/watch?v=tYYYPPqE2eA&feature=youtu.be

➡️ https://youtu.be/yRCn_POLSuE

Vou indicar alguns livros que auxiliam e dão dicas de como educar crianças como os franceses.

Essa educação auxilia, e muito, em minimizar vários problemas da nossa sociedade, como machismo, preconceito, fornecendo uma maior noção de igualdade, cidadania, humanidade e muito mais! Temos que pensar nos filhos que deixaremos nesse mundo, pensem nisso! Obs. Isso é meio que uma educação básica, lógico que tem franceses problemáticos, aqui não é perfeito, mas estão muito adiantados nesse aspecto.

Próximo assunto : TELAS

Outro hábito aqui na França muito interessante: crianças não assistem TV com frequência, o acesso é restrito, assim como a telefones e IPads.

“Segundo uma nova pesquisa, conduzida no Hospital para Crianças da Universidade de Toronto, no Canadá, indica que quanto mais “tempo de tela”, maior era o risco de os bebês apresentarem atraso no desenvolvimento da fala

São inúmeros problemas advindos do uso de telas, mas vou falar da minha experiência por aqui, o que vejo e aprendo.

Aqui eles assistem TV na sexta feira após o jantar, pois durante a semana eles fazem o que qualquer criança normal faz, brincam no parque, em casa, com amiguinhos, irmãos, pais, babás, não importa, eles brincam, lêem, fazem atividade infantis.

Eu acho incrível, parece que as crianças aqui mantém o jeito infantil por mais tempo, a pureza é preservada, com 12 anos aqui crianças não fazem danças sensuais como vemos normalmente no Brasil, elas não têm acesso a nada que não seja para a idade delas.

Se seu filho chorar porque quer assistir televisão ou jogar no smartphone, deixe chorar, você é quem decide o que ele deve ver! Você é a mãe/pai, ele não pode impor a vontade dele, pense comigo, se ele pedir um cigarro, você vai dar? Claro que não! Então seja firme e eduque seu filho com cuidado e amor!

Vamos para o próximo assunto!

Vou iniciar citando uma frase que sou realmente fã!

“Qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo na aprendizagem.” – Maria Montessori

Todos nós queremos que os nossos filhos se tornem adultos responsáveis e educados. No entanto, a maioria dos pais passa o dia a limpar a bagunça de suas crianças. Se elas não forem ensinadas desde muito cedo a ajudar nas tarefas, dificilmente o farão quando crescerem.
Ainda hoje muitos pais seguem as ideias de Maria Montessori para educar com sucesso as crianças usando a lógica, o bom senso e a calma. Assim, os filhos conseguem desenvolver uma personalidade harmoniosa e equilibrada.
Para conseguir isso, a escola Montessori criou uma tabela de tarefas de acordo com a idade de cada criança.
A maioria são afazeres domésticos. O cumprimento destas tarefas irá ajudar os mais pequenos a desenvolver o seu pragmatismo, habilidades motoras e experiência sensorial, fazendo-os sentir úteis e importantes

TABELA MONTESSORI – Descubra quais as tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em que idade

➡️2 A 3 ANOS
– Guardar os brinquedos
– Tirar seu prato da mesa
– Guardar sapatos
– Colocar a roupa suja no cesto
– Limpar pequenas superfícies
– Pegar frutas e legumes da fruteira
– Por guardanapos na mesa
– Tirar a própria roupa
➡️4 A 5 ANOS
– Arrumar a cama
– Colocar roupa na máquina
– Guardar roupas
– Guardar parte da louça
– Ajudar a por a mesa
– Tirar pó
– Regar plantas
– Separar o lixo
➡️6 A 8 ANOS
– Lavar louça
– Por e tirar a mesa
– Tirar o lixo da casa
– Varrer
– Passar aspirador
– Lavar o quintal
– Guardar compras
– Pendurar roupa no varal de chão
➡️9 A 11 ANOS
– Preparar lanches rápidos
– Limpar móveis
– Limpar espelhos
– Trocar roupa de cama
– Cuidar de animais de estimação
– Ajudar no preparo do jantar
– Guardar louça
– Fazer lista de mercado
➡️12 A 14 ANOS
– Limpar banheiros
– Por roupa para lavar
– Passar pano no chão
– Cuidar das plantas
– Cuidar de irmãos mais novos
– Preparar pequenas refeições
– Fazer compras rápidas
– Separar contas a pagar
“QUANDO UMA CRIANÇA SE SENTE CONFIANTE, ELA DEIXA DE BUSCAR A APROVAÇÃO DOS ADULTOS A CADA PASSO”. – MARIA MONTESSORI

➡️UMA ÚLTIMA DICA, MUITO IMPORTANTE !

Babás aqui, só quando os pais estão ausentes, trabalhando, não existe babá 24 horas e você não vai ver babá em casa e mãe na sala, os pais aproveitam o fim‑de‑semana com as crianças sem babá, as horas de folga sem babá, aliás, os que não agem dessa forma, são mal vistos, tidos como ausentes e péssimos pais.

Eu sei que isso será um tapa na cara de muita gente, mas é verdade, ser mãe e pai é assumir para sí a criação e educação dos filhos, senão nem sejam pais!

Uma dica de filme que ilustra bem essa última questão.

Espero que esse post tenha sido interessante! Eu aprendo muito aqui, espero conseguir compartilhar sempre com vocês o melhor que a França nos oferece, com certeza a Educação é uma delas!

Bisous et à bientôt 😘

Vanessa 🌻

Fonte:

Diirce.com.br

4 comentários sobre “Educação na França 🇫🇷 💙❤️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s