O Obelisco da Praça da Concórdia 💙❤️

Olá pessoal, hoje vou levar vocês para conhecer um pouco da história do lindíssimo Obelisco Egípcio que tem na Praça da Concórdia em Paris, você já imaginou a história por traz daquele monumento?

Então vem comigo!A Praça da Concórdia é uma praça muito linda que está entre a Avenida Champs Elysée e o Jardim das Tuileries, ela já foi o local da guilhotina que decapitou muita gente durante a Revolução Francesa, entre eles a Rainha Maria Antonieta e o Rei Luís XVI.Com mais de 22 metros de altura e 220 toneladas, o imponente monumento de granito rosa com cerca de 3.300 anos que é decorado com hieróglifos que contam as histórias dos faraós Ramsés II e Ramsés III.Em 1829 o vice-rei do Egito, Mehmet ALi ofereceu aos franceses os dois obeliscos na entrada do Templo de Luxor, mas somente um deles fez a viagem para a França, pois trazer um já foi um trabalho enorme, imagine dois!

Na verdade foram oferecidos três presentes bem exóticos e originais:

➡️Uma girafa, chamada Zirafa, (1° girafa da França),

➡️Dois obeliscos do templo de Luxor (apenas um chegou, o outro continua no Egito)

➡️Uma dezena de múmias em seus sarcófagos de granito, para o museu do Louvre.

A girafa Zirafa se tornou famosa, recebeu mais 600.000 visitantes somente no ano de 1827, morreu em 1845 no Jardin des Plantes em Paris.

As múmias foram recebidas em grandes pompas por Carlos X em 1827. Após a abertura dos  sarcófagos e exposição das múmias, um cheiro horrível começou a se exalar pelas salas do Louvre. Devido ao forte calor da viagem e ao clima úmido da França os corpos começaram a se decompor rapidamente, então, o rei decepcionado ordena que todas as múmias fossem enterradas rapidamente nos jardins do Louvre. Alguns anos depois aconteceu a 2° revolução francesa contra o rei Carlos X, nesta revolução, 32 patrióticos combatentes foram mortos e enterrados no mesmo local das múmias.

O Rei Carlos X foi banido e tomou posse um primo liberal, progressista e constitucionalista chamado Luis Filipe I.

Em 1831 o rei Luis Filipe I ordenou que fosse construída no centro da Praça da Bastilha uma sepultura em homenagem aos mortos da revolução.

Uma Coluna de bronze, a Colonne de Juillet, juntamente com uma grande sepultura na sua base se transformaram em moradia definitiva para 504 heróis revolucionários exumados por toda parte de Paris. Mas em 1940 acontece uma grande surpresa, a cave é aberta para uma restauração e uma nova contagem dos mortos é feita e então são encontrados dois corpos a mais.

Concluíram que duas múmias de mais de 3.000 anos estavam, por engano, misturadas com revolucionários do jardim do Louvre e recebem até hoje homenagens patrióticas como verdadeiros heróis da liberdade e da democracia francesa. Quanto às outras múmias, ninguém sabe se foram encontradas.

Mas voltando ao templo de Luxor, esses são os dois obeliscos. Para desmontar o monumento, foi necessário um ano. A viagem durou mais de dois anos para fazer 12.000 km, e 3 anos para a sua instalação em Paris.Imagine que para levar o obelisco até o navio no Rio Nilo, cerca de 30 casas tiveram que ser derrubadas e somente essa operação levou mais de um mês e meio.O navio Luxor (que foi construído especialmente para o transporte) teve que ser longo o suficiente, mas não muito alto, para passar sob as pontes de Paris, posso até imaginar a chegada em Paris!Ele chegou em 1833 mas só foi colocado na Place de la Concorde em 1836, aonde já havia existido a estátua de Louis XV, e depois a guilhotina.Em troca do Obelisco, a França ofereceu ao Egito um relógio, que nunca funcionou e um lustre maravilhoso, claro que são objetos de muito valor, mas não se compara com o valor histórico do Obelisco!Espero que quando passarem por essa Praça prestem atenção nesse fantástico monumento!

Beijos 😘

Vanessa 🌻

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s