Museu dos Esgotos de Paris😷 🐀 🐁 🐭

Em uma cidade fantástica como Paris, tudo se pode esperar, desde museus fantásticos, torres gigantes, construções incríveis, artes para todos os lados, catacumbas, cemitérios e agora, vou mostrar para vocês mais um ponto turístico de Paris, por mais estranho que seja, ele atrai o visitante ao revelar um sistema de tratamento muito inteligente, criado no final do século 14.Se você pensa que o mais bizarro de Paris são os cemitérios e as catacumbas, você está errado, e para completar essa trilogia de passeios estranhos (porém fantásticos) você tem os Esgotos de Paris, e sim, eles fazem parte das atrações turísticas da cidade! Vem comigo! 😉

Nos vários patamares do mundo obscuro, sucedem-se:

➡️Ramais metroviários desativados

➡️ Galerias de esgotos imortalizadas no “Fantasma da Ópera”

➡️ Catacumbas do tempo do Império Romano

➡️ Jazidas abandonadas de calcário, que abrigaram células da Resistência durante a ocupação nazistaPois bem, a primeira parada no local já impressiona bastante ao expor um antiquíssimo conjunto de tubos de ferro conhecido como “o sistema nervoso da cidade”.Uma visita que dura em torno de 1 hora através de galerias, e mostra aos visitantes uma parte da rede de esgotos com 2500 km de comprimentoÉ possível, por meio de um apanhado de mapas, cartazes, fotos e outros materiais, conhecer de perto não só a história do ciclo da água, como viajar no tempo e voltar aos tempos da Lutécia – a cidade que originou a capital francesa – além da Idade Média e da época da Renascença.Na galeria Belgrand, estão expostos mapas, instrumentos usados no saneamento, curiosidades (como objetos perdidos) e cartazes que são vistos por 100 mil turistas por ano.

Vamos lembrar um pouco a história

Na época de Haussmann, todas as ruas da capital foram revestidas com uma galeria no porão, tornando então Paris uma das cidades mais modernas do mundo sob esse aspecto, com um recolhimento único das águas pluviais e usadas, e a distribuição da água potável e não potável.

Veja mais sobre esse assunto nesse post:

E Assim Nasceu Paris…

A água que abastece a cidade Luz vem do Rio Sena e, depois de tratada, retorna para ele.

O controle é tão eficaz que dizem que se alguém deixar um objeto cair no ralo ou perder animais, é só telefonar para a central de atendimento, e o objeto ou animal será encontrado, acreditem, esses acidentes acontecem!No local não há luzes, eletricidade ou até mesmo som, o sistema de túneis é complexo e apesar de alguns túneis terem placas indicando o nome da rua acima, é fácil se perder.O mapa numerado e as placas nas paredes conduzem o visitante por um conjunto de galerias interligadas que mais se parecem com ruas. Cada uma delas leva o nome de uma personalidade importante na época, a exemplo do túnel Bruneseau: uma homenagem ao profissional que realizou uma grande pesquisa sobre as redes de esgoto de Paris, a mando de Napoleão. Além disso, Bruneseau era amigo pessoal do escritor Victor Hugo, de Os Miseráveis. Talvez por isso o famoso autor tenha obtido tantas informações sobre os subterrâneos da cidade, o que resultou em uma obra muito rica em detalhes.Algumas áreas fechadas ao público são frequentadas também, e ilegalmente, por jovens que buscam fugir da realidade, e faz desse local escuro palco de festas e de produção artística, assim como nas galerias não oficiais das Catacumbas.

Vejam nesse post mais sobre esse assunto:

Catacumbas de Paris

Pois é pessoal, eu não fui a esse “museu”, pois acho que não me sentiria bem, por dois motivos, ratos e mau cheiro, eu não suporto ratos, mesmo com diversos relatos afirmando não não encontram ratos por lá, eu não confio e não desço lá, apesar da história que envolve o local seja muito atraente, eu assumo que não dou conta, sobretudo porque existe um mau cheiro terrível!

😷🤮No final da visita, uma lojinha de souvernirs, e os mais vendidos são ratinhos de pelúcia.Eu recomendo muito uma visita às Catacumbas, é fantástico, mas esgotos eu deixo por conta de cada um!😂

Vou ficando por aqui, logo volto com mais novidades!

Beijos 😘

Vanessa 🌻

Fontes:

Conexão Paris

melhoresdestinos.com.br

dicasdefrances.blogspot.com

Um comentário sobre “Museu dos Esgotos de Paris😷 🐀 🐁 🐭

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s