Montmartre & seus Encantos✨

Você já ouviu falar no Bairro Montmartre? Se sim, sabe do que ele representa, se não, seja bem vindo ao fabuloso e mais encantador Bairro de Paris, cenário de filmes, inspiração de artistas, ambiente boêmio e hospitaleiro, além de ser cheio de histórias! Vem comigo! Montmartre nem sempre fez parte da cidade de Paris, antes era apenas um vila separada da cidade que, entre muitas coisas, não cobrava os altos impostos sobre as bebidas alcoólicas cobrados em Paris, apenas em 1860 ela foi incorporada à cidade.

Por esse e muitos outros motivos, Montmartre se tornou um local que atraiu os boêmios, os revolucionários e os artistas, que vinham para região atrás de diversão e principalmente inspiração.

Nos séculos XIX e XX, acolheu vários artistas, entre eles: Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Modigliani, Picasso e o resultado disso pode ser visto nas inúmeros obras desses artistas. A referência desses artistas é tão forte que vai além das pinturas, estão nos souvenirs e até em propagandas de bebidas.Montmartre está situada ao norte de Paris, no 18 eme, sobre a colina de Montmartre, que é o ponto mais alto da cidade (130 metros).Esse é um bairro boêmio, gastronômico e cultural muito charmoso, com suas ruas repletas de escadas e carregadas de história.É um dos pontos turísticos mais populares de Paris, recebe milhões de visitantes por ano.A lista de celebridades que passaram por Montmartre é extensa. Renoir, Dalí, Picasso, Pissarro, van Gogh, Monet, Degas, Matisse, Edith Piaf e muitos outros! A maioria seduzidos pelo otimismo e prosperidade da Belle Époque.Dos famosos bailes no Moulin de la Galette, retratados na obra de Renoir, até os show para os turistas no Moulin Rouge, parece que a festa e a diversão não param em Montmartre, e é passeando por essas ruas tranquilas que ainda se sente o charme desse local, hoje um emblemático e pitoresco bairro de Paris.

⚫️ Sacré Coeur

No alto de Montmartre existe a mais linda Basilica que já vi na vida, a Basílica de Sacre Coeur, é uma maravilha que pode ser vista quase que de Paris toda, grande, suntuosa, uma arte arquitetônica, uma obra de arte que simboliza Montmartre no mundo todo!

Meus Pais Fausto & Simone❤️

Você vai subindo as ruas, observando os cantinhos mágicos do bairro, suas lojas e bistrôs, quando de repente tem uma visão maravilhosa da Basílica, ela invade o cenário de forma magestosa, sempre que acompanho amigos no bairro eu faço essa surpresa, vou subindo a rua e de repente apresento a Basílica, é incrível, todos ficam de boca aberta observando aquela maravilha.Essa monumental Basílica nasceu de uma promessa feita por dois empresários católicos. Em 1870 eles fizeram um voto de que construiriam uma igreja dedicada ao Sagrado Coração de Cristo se a França escapasse do iminente massacre prussiano.

Sua construção teve início em 1875 e foi concluída em 1914. Mas a sua consagração foi em 1919, após o fim da Primeira Guerra.Um gigantesco mosaico com a imagem de Cristo domina a abóbada da igreja. Pode-se chegar pela “funiculaire” de Montmartre, (um pequeno bondinho que custa um bilhete de metrô), ou subir uma escada de 222 degraus.

⚫️ Inspiração para filmes 🎥

O bairro já foi cenário de inúmeros filmes!

Mas vou citar apenas dois que eu amei.

➡️O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

➡️Le Petit Nicolas

Todos os dois vocês encontram no Brasil e vale a pena assistir, são realmente ótimos!

E por causa do filme da Amelie, existem mais dois pontos turísticos em Montmartre.

⚫️ Café Les Deux Moulins e a Quitanda do Filme.

Na Rue Lepic encontramos o Café Les Deux Moulins (Van Gogh morou no número 54 desta rua, de 1886 a 1888, como hóspede de seu irmão.

No numero 56 da Rue des Trois Fréres está a quitanda do filme. Foi lá que a indignada Amelie, diante das inúmeras humilhações que o Funcionário sofria do Patrão, ela soltou essa pérola e de forma sútil “detonou” com o patrão estupido!

⚫️ Place du Tertre

Essa pequena praça já foi o local da forca da abadia e a partir do século XIX, vários artistas começaram a expor seus quadros.É um ponto imperdível de Montmartre, lá você encontra muitos artistas desenhando pessoas, pintando seus quadros, é lindo de ver! Além disso, tem vários restaurantes e lojinhas de souvenirs, tornou-se o centro turístico do bairro.

O restaurante La Mère Catherine tem mais de 200 anos e dizem que foi frequentado por Napoleão.

⚫️ Moulin Rouge

É um símbolo da noite parisiense. Foi construído em 1885 e transformado em salão de dança em 1900.

Famoso pelo seu “Cancan”, foi imortalizado pela pintura de Toulouse Lautrec. Ao adquirir o ingresso você pode jantar ou somente assistir ao show, você que escolhe !

➡️ 82, Boulevard de Clichy – metrô Blanche

⚫️ O Mercado Saint-Pierre

É o templo dos tecidos em Paris. Uma das maiores lojas de tecidos do mundo, aonde profissionais da costura, estilistas e decoradores fazem suas compras, imperdível para quem quer adquirir algo diferente, se eu fosse estilista alugaria um “cafofo” bem ao lado para viver!

⚫️ O Museu de Montmartre

Instalado desde 1960 em uma das mais das velhas residências do bairro, o Museu de Montmartre protege documentos, quadros, cartazes, porcelanas, litografias, desenhos, que reconstituem a história artística, política, religiosa e folclórica deste lugar.

➡️ Rue Cortot, 12

⚫️ O Vinhedo de Montmartre 🍇🍷

Sim, Montmartre tem um vinhedo para chamar de seu, um luxo, não? Porque eu considero um luxo você ter um jardim em Paris, eu considero um luxo você ter uma varanda para tomar um sol em Paris, se tiver uma lage então quero ser sua amiga!

Me convide para um sol na lage e eu levo o champagne e morangos, pois eu nunca chego de mãos vazias! 😉🍾🥂🍓

Esse vinhedo é o último remanescente em Paris. No primeiro sábado de outubro acontece a “Fête des vendanges” de Montmartre, que reune mais de 350.000 pessoas, para comemorar o início da colheita das uvas.

➡️Rue Saint-Vincent

⚫️ O Cabaré Au Lapin Agile

Pega fooooogo Cabaré!!!!!!!

É aqui que o bixo pegava no século XX, É uma das casas noturnas mais famosas de Paris e frequentada por muitos artistas franceses no início do século XX.

➡️Rue des Saules.

⚫️ Igreja Saint Pierre de Montmartre

Construida de 1133 até 1147, é uma das igrejas mais antigas de Paris. Vale a pena visitar e ver seus bonitos portais de ferro, seus vitrais.

➡️Rue du Mont Cenis 2.

⚫️ Le Moulin de la Galette

Ultimo vestígio da época remota onde a Butte tinha 14 moinhos para moer o trigo, e onde os moleiros vendiam galette (pequeno pão de centeio acompanhado de um copo de leite)O Moulin de la Galette faz lembrar também de Renoir que pintou o famoso quadro “Bal du Moulin de la Galette” e hoje é um restaurante.

➡️83, Rue Lepic, 18ème.

⚫️ Muro do Eu te Amo

Um monumento dedicado ao amor, com “eu te amo” em várias línguas. Fica em um jardim romântico na square Jehan Rictus, Place des Abbesses. Imaginado por Frédéric Baron e Claire Kito, se tornou um lugar de encontro dos apaixonados do mundo inteiro.

⚫️ Passe Muraille

Se você passar pela Rue Norvin, verá a escultura de Jean Marais, “Passe Muraille” que retrata o Monsieur Dutilleul, heroi de uma novela escrita por Marcel Aymé, sobre um pequeno funcionário que descobre a habilidade de passar através das paredes e usa o seu dom para cometer roubos e se vingar de humilhações, até que um dia perde o seu poder e fica preso dentro de uma parede.

➡️ Place Marcel Aymé,Montmarte. Metrô Lamarck-Caulaincourt

⚫️ Le Petit Train de Montmartre

Um trenzinho que faz um passeio pelos pontos turísticos do bairro durante 40 minutos. Passeio comentado em francês e em inglês.Chegada e partida na Place Blanche. Durante todo o ano, com capacidade para 55 pessoas. Das 10 as 18 hs, com intervalo de 30 minutos no verão e 45 minutos no inverno.

É uma delicia o passeio, já fiz umas duas vezes.

⚫️ Montmartrobus

Outra opção é pegar o Montmartrobus, que vai da Place Pigale até Mairie du XVIII Jules Joffrin, faz um tour por Montmartre em 40 minutos, passando pela Sagre-Coeur.

Esse nunca fiz, mas já quero fazer! 😉

Esse bairro inspira muito, ele é diferente de tudo em Paris, aqui se encontra todo tipo de artista, desde desenhistas, pintores, músicos, até o jogador de futebol Lya Traore, tem 32 anos e natural da Guiné.

Ele é um artista que faz show em Montmartre, seja no chão ou pendurado no poste, sempre realizando artimanhas futebolísticas, são muitas perfomances e ele é super conhecido, quase um símbolo de Montmartre também !

⚫️ Fãs de Montmartre

Fora os artistas habituais de Montmartre, temos os turistas apaixonados pelo bairro, suas histórias e encantos, vou citar duas artistas de Varginha, minha cidade natal.

➡️ Minha mãe Simone Geraldeli

Ela é apaixonada por Paris, principalmente Montmartre. Foi uma emoção enorme quando ela esteve aqui, ela pinta quadros desde muito nova e é apaixonada pelos artistas impressionistas, sendo que a grande maioria era frequentadora assídua do bairro, então ela se sente parte do bairro também!

➡️ Amanda Mol

Artista, Illustradora e Sonhadora, como ela mesma se define. Ela é uma fiel amante de Paris e Montmartre é um dos cantinhos preferidos, esse amor é transferido para suas pinturas em aquarela e também para os inúmeros produtos que vende em sua loja, que para nossa alegria também vende virtualmente. Vejam que lindo, eu amei e provavelmente estão à venda na loja da Amanda.

Ela possui Facebook e Instagram, quem se interessar é só entrar em contato!

➡️ https://amandamol.com.br/

➡️ @molamanda (Instagram)

⚫️ Montmartre no inverno

Esse ano de 2018 nevou muito em Paris, foi inesquecível, e Montmartre ficou um show à parte! Acreditem ou não, muitas pessoas esquiaram nos jardins de Montmartre, olhem as fotos!

Se você pensa que conhece Paris porque veio na Primavera, experimente vir no Outono ou Inverno, terá uma experiência totalmente diferente, a cidade se transforma!😉

⚫️ Dicas:

➡️ Montmartre é ótimo para comprar souvenir, os mais lindos estão lá!

➡️ Sempre tenha atenção, por ser muito lotado, é um local que tem gente com más intenções também, pôde-se ver pequenos golpes com facilidade. Aquele golpe do dinheiro no copinho que é comum na praça 7 de SP também tem por aqui e muitos caem, por favor, não dê atenção, simplesmente tenha cuidado, ninguém te ataca, mas eles te roubam na distração. Meninas pedindo assinatura, não assine nada, cuidado com elas, que estão por toda parte!

➡️ Fora isso, aproveitem muito!

Bem, é isso pessoal!

Espero que tenham curtido o passeio e na próxima vinda a Paris não deixem de ir a Montmartre!

Bisous et à bientôt 😘

Vanessa🌻

Fontes: https://dicasdefrances.blogspot.com

Um comentário sobre “Montmartre & seus Encantos✨

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s