Mont Saint Michel ⚜️

Olá pessoal, hoje vou levar vocês para conhecerem o maravilhoso Mont Saint Michel, um dos meus lugares favoritos na França, tanto que já fui duas vezes e sei que voltarei em muitas outras, pois além de Fabuloso possui uma história fantástica, vem comigo!

 

O Mont Saint Michel é um dos lugares mais mágicos e pitorescos da Europa, é o terceiro local mais visitado em toda a França e considerado a mais antiga atração turística do país. Trata-se de um monte rochoso localizado na foz do Rio Couesnon, no departamento da Mancha, na França, onde foi construída uma abadia (abadia do Mont Saint Michel) em homenagem ao arcanjo São Miguel.A região do Mont Saint Michel é considerada sagrada desde os tempos dos celtas, os primeiros habitantes dessa região, que fica na divisa da Normandia com a Bretanha. As águas que banham o Monte recebem afluentes das marés, que em conjunto com o Rio Couesnon formam uma planície inundada, que desde a época céltica era considerada como portadora de poderes medicinais.

O início da construção da abadia deu-se no ano de 708 pelo bispo de Avranches, Aubert, após receber três aparições do arcanjo São Miguel em sonhos, ordenando-o que consagrasse o Monte Tombe (como era chamado “túmulo ou tumba”) em sua honra. O bispo encontrou o local exato para construir a abadia a 80 metros acima do nível do mar, e as obras da abadia terminaram no século XIII, sendo uma abadia beneditina desde o século X.

As lendas medievais contam que Santo Graal foi escondido nessa abadia durante séculos. É inclusive mencionado, que este local era utilizado para as reuniões secretas dos Cavaleiros Templários. Acredita-se que durante a perseguição que os templários sofreram no século XIV, inclusive com a fatídica sexta feira 13 do ano de 1307, em que a maioria dos templários foi queimada por heresia na França, cinquenta cavaleiros fugiram da França para Portugal através de embarcações que partiram do Mont Saint Michel com destino ao Convento de Cristo, na cidade de Tomar, em Portugal. O Mont Saint Michel é uma das áreas de peregrinação mais antigas da França e de toda a Europa.O Mont Saint Michel é a porta de entrada para o Caminho de Santiago pela França. Segundo estudos, acredita-se que tanto pela iconografia dos celtas que inicialmente habitaram essa região, como da própria lenda do Arcanjo Miguel, que leva os mortos até o paraíso, esse local seja a porta de entrada para outra dimensão, o mundo dos mortos. Andar por suas ruelas é viajar pelo tempo, você realmente se sente em tempos medievais, naquelas paredes possuem vários mistérios, muitos já desvendados e outros ainda a serem descobertos.

O prato típico é uma omelete feita em enormes panelas de cobre, não é imperdível, mas é tradição comer, talvez por isso o preço não seja convidativo, pode chegar a 50 euros. Os omeletes eram servidos aos peregrinos que chegavam ao monte após longa e perigosa caminhada pelas areias movediças ao redor. Antes de chegar ao Monte nós paramos em um restaurante e eu sempre como salsicha e fritas, eu adoro e o preço é otimo! Para chegar ao Monte você estaciona o carro no estacionamento, um pouco distante do Monte, mas não se preocupe, tem um trenzinho que leva e traz as pessoas o tempo todo até a porta do monte, muito pratico, não é mesmo! Pode-se caminhar também desde os estacionamentos até a entrada do monte, em um percurso de cerca de 2km.

Outra peculiaridade é a maré, ela sobe e desce todos os dias, cedo você vê até animais pastando, ao final do dia todo fica coberto e a imagem é fabulosa, extremamente mística e inesquecível!

Vários filmes passam na minha cabeça quando penso no Monte, ele seria ótimo cenário para O Senhor dos Anéis, Harry Potter, O Feitiço de Áquila e até mesmo para clip musical de bandas celtas, eu sou realmente apaixonada pelo Monte! As duas vezes que fui foi com a empresa Rolé na Europa do meu amigo Português José, esse tour denominado Rolé Místico sai de Paris, vai até Rouen, Omaha, Mont Saint Michel, Saint Malo e Chartres. Esse nome não é atoa, pois o José nos passa informações históricas valiosíssimas, de fazer qualquer um ficar pensativo e viajando pelo tempo.

Aí você me pergunta, porquê esse trajeto ? Vou explicar, veja só!

Rouen é uma cidade linda e pitoresca e ainda é a terra aonde Joana D’Arc foi queimada, portanto muito tem a se aprender alí! Omaha é aonde existe um Memorial Americano em homenagem aos soldados mortos no Dia D e também um cemitério, pois alí é a praia aonde tudo aconteceu! É Fantástico e esse local foi cenário para o Filme “O Resgate do Soldado Ryan”. Saint Malo é uma cidade portuária cercada por muros, possui um ambiente delicioso, comida típica são os frutos do mar, eu adoro a paz de Saint Malo! Chartres é aonde tem uma das mais belas catedrais góticas da França, vale a pena conhecer ! Há quem vá e volte, a partir de Paris, no mesmo dia. A viagem é longa – são 3h45 de percurso (2h20 de trem até Rennes, mais 1h20 de ônibus, em conexão imediata e nem sempre os horários do bate-volta permitem que se aprecie a maré, ou seja, não recomendo, o ideal é ir, dormir e voltar no dia seguinte, ou ficar mais, pois a região é lindíssima!

A Abadia deve ser visitada durante o dia.

Aberta diariamente das 9hs às 19hs (entre 02/05 e 31/08), das 9h30 às 18hs (entre 01/09 e 30/04).

Fechado nos dias 01/01, 01/05 e 25/12.

Os ingressos devem ser adquiridos na hora da entrada.

Vencidos os mais de 900 degraus da subida, o turista é contemplado com uma visão em 360 graus da baía.Voilà, esse foi o passeio de hoje! Espero que na sua próxima vinda a França programe uma ida até lá, eu garanto que vale a pena!

Eu amo meu globinho de neve de lá, um dos mais lindos que já vi, recomendo como souvenir! 

Bisous et a bientôt! 😘

Vanessa 🌻

Fonte:

➡️Wikipedia

➡️https://rafaegabipelomundo.co/2015/01/21/le-mont-saint-michel-o-misterio-das-mares/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s